Biografia

   Dimas Mecca Sampaio, deputado estadual reeleito para o seu segundo mandato com 224.462 votos, mais conhecido como Major Mecca, cresceu na Freguesia do Ó e hoje é morador da Lapa. Filho de soldado da Polícia Militar, não teve como não se apaixonar, ainda garoto, por essa instituição, à qual serviu por mais de 30 anos. Seu ingresso foi em 1988, no curso preparatório de oficiais da Academia do Barro Branco. Ali foram seis anos de formação militar, que o forjaram para a dura — porém gratificante — carreira de oficial de polícia.

   Atuou na Rota, no 2º Batalhão de Choque, além de 11º, 13º, 16º e 18º Batalhões de Área Metropolitana. Comandou por um ano o 4º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), onde encerrou sua carreira militar com a passagem compulsória para a inatividade, em razão de seu ingresso na vida parlamentar.

   Sempre trabalhou em unidades operacionais e combateu arduamente a criminalidade. Conheceu de perto as dificuldades da profissão, a falta de respaldo do estado, o descaso de governantes e o clamor da sociedade por segurança e por outros serviços essenciais. Foi no contato direto com o cidadão de bem que constatou o muito que ainda havia a ser feito, porém em outra arena de combate: a política.
Por muitos anos, neste país e neste estado, o olhar sempre foi muito condescendente com criminosos, com desordeiros, com criaturas que nada contribuem para o desenvolvimento da sociedade, em detrimento do cidadão honesto, do pagador de impostos, das vítimas desse sistema ideológico que inverte as prioridades.

   Em seu primeiro mandato (2019-2023), foi um grande opositor ao Governo do Estado, em razão das promessas feitas e não cumpridas. É autor de mais de 70 projetos, que tramitam nas comissões, sendo 03 aprovados no plenário da ALESP.

   Pelo PL, partido que o reelegeu, certamente continuará tendo como foco a transparência e a correção em suas ações. Seguirá com a sua batalha pelo fortalecimento da segurança pública, maior urgência do povo que trabalha, defendendo o respeito aos agentes de segurança do estado e sua respectiva valorização. O mesmo em relação aos professores, tão importantes para a formação cidadã de nossos jovens e tão desrespeitados. É preciso resgatar a dignidade quem nos protege e de quem constrói o nosso amanhã.

   É casado e pai de três filhos. Seus maiores valores: sua família, sua missão e Deus, acima de tudo e de todos

Citação especial

   De 2001 à 2004 serviu no 1º BPChoque – ROTA como 1º Tenente PM comandando Pelotão de ROTA Noturna com importantes e relevantes ações no combate a facções criminosas e ao crime organizado. Retornou ao 2º BPChoque, onde permaneceu até 2006 comandando Pelotão de Controle de Distúrbios Civis. De 2006 à 2009 serviu nas seguintes unidades, 11º BPM/M (Força Tática), 16º BPM/M (Força Tática), 18º BPM/M (Força Tática) e Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM).

   Em 2009 retornou como Capitão PM ao 1º BPChoque – ROTA onde permaneceu até o final de 2013. Comandou as Companhias de ROTA Vespertina e Noturna, destacando-se pelas importantes operações levadas à efeito no combate às ações de combate a facções criminosas e ao crime organizado.

   Em 2013 foi convocado para criar a Companhia de Ações Especiais de Polícia (CAEP), na área central da capital de São Paulo, com o objetivo de atuar em grandes manifestações públicas, em defesa da vida, da integridade física e do patrimônio público e privado, contra ações “black bloc” de vândalos infiltrados entre manifestantes, onde desenvolveu e aperfeiçoou técnicas e táticas de controle de multidão, reconhecidas nacionalmente pelas demais Polícias Militares e elogiadas pelo Ministério da Justiça.

   Em 2014, como Major PM, foi Coordenador Operacional do 13º BPM/M, vindo posteriormente servir até 2017 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, como Comandante da Escola de Formação de Oficiais e Chefe da Cadeira de Procedimentos Operacionais dessa Casa de Ensino.

   Atualmente é Comandante do 4º BAEP, Batalhão que atua no combate às ações de facções criminosas e ao crime organizado, bem como no apoio aos patrulheiros dos demais programas de patrulhamento, Rádio Patrulha, Ronda Escolar, Bases Comunitárias e outros.

   Documentários

   A Verdadeira História da ROTA – 2015

error: O conteúdo está protegido !!
Fale Agora
Olá, entre em contato conosco no gabinete!