Biografia

Dimas Mecca Sampaio (Osasco, 22 de maio de 1968), mais conhecido como Major Mecca, é Policial Militar do Estado de São Paulo e atual comandante do 4º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), localizado na zona leste de São Paulo. Também serviu em outros Batalhões como a ROTA, 2º Batalhão de Choque e Batalhões de Área.

Dimas Mecca Sampaio começou sua carreira na Polícia Militar em 1988, quando ingressou na Academia de Polícia Militar do Barra Branco. Durante cinco anos e oito meses frequentou o Curso Preparatório de Formação de Oficiais (CPFO) e o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Depois de cinco anos e oito meses formou-se Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, sendo promovido à Aspirante à Oficial em agosto de 1993. Classificado no 2º Batalhão de Polícia de Choque iniciou sua carreira como Oficial da PM.

Promovido ao posto 2º Tenente PM em maio de 1994 e a 1º Tenente PM em 1996, permaneceu no 2º BPChoque até 2000, nesse ínterim comandou Pelotão de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), participou diretamente da criação do Curso de Patrulhamento Tático com Motos e de várias ocorrências relevantes, como resgate de reféns em cativeiro, negociações com tomadores de reféns e salvamento de vítima em rio, resultando em sindicância de promoção por ato de bravura.

Citação especial

De 2001 à 2004 serviu no 1º BPChoque – ROTA como 1º Tenente PM comandando Pelotão de ROTA Noturna com importantes e relevantes ações no combate a facções criminosas e ao crime organizado. Retornou ao 2º BPChoque, onde permaneceu até 2006 comandando Pelotão de Controle de Distúrbios Civis. De 2006 à 2009 serviu nas seguintes unidades, 11º BPM/M (Força Tática), 16º BPM/M (Força Tática), 18º BPM/M (Força Tática) e Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM).

Em 2009 retornou como Capitão PM ao 1º BPChoque – ROTA onde permaneceu até o final de 2013. Comandou as Companhias de ROTA Vespertina e Noturna, destacando-se pelas importantes operações levadas à efeito no combate às ações de combate a facções criminosas e ao crime organizado.

Em 2013 foi convocado para criar a Companhia de Ações Especiais de Polícia (CAEP), na área central da capital de São Paulo, com o objetivo de atuar em grandes manifestações públicas, em defesa da vida, da integridade física e do patrimônio público e privado, contra ações “black bloc” de vândalos infiltrados entre manifestantes, onde desenvolveu e aperfeiçoou técnicas e táticas de controle de multidão, reconhecidas nacionalmente pelas demais Polícias Militares e elogiadas pelo Ministério da Justiça.

Em 2014, como Major PM, foi Coordenador Operacional do 13º BPM/M, vindo posteriormente servir até 2017 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, como Comandante da Escola de Formação de Oficiais e Chefe da Cadeira de Procedimentos Operacionais dessa Casa de Ensino.

Atualmente é Comandante do 4º BAEP, Batalhão que atua no combate às ações de facções criminosas e ao crime organizado, bem como no apoio aos patrulheiros dos demais programas de patrulhamento, Rádio Patrulha, Ronda Escolar, Bases Comunitárias e outros.

Documentários

A Verdadeira História da ROTA – 2015

error: Content is protected !!
Open chat
Olá, entre em contato conosco no gabinete!