Escola Cívico Militar em São Paulo
MAIS QUE HASTEAR A BANDEIRA EM POSIÇÃO DE RESPEITO
É claro que precisamos de um pouco de diversão. Precisamos de momentos entre amigos, entre a família, de rir e relaxar um pouco.
E precisamos também lembrar de outros aspectos da vida. Nossos filhos, trabalho, futuro. Acabou o Carnaval, eventos comemorativos, etc.
Piauí, Sergipe, Espirito Santo e São Paulo AINDA NÃO CONTAM COM ESCOLA CÍVICO MILITAR.
Basta uma breve pesquisa, para ver um dos critérios (na verdade o primeiro) para que se aderir ao programa:
-
“Escola em situação de vulnerabilidade social e com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica” (fonte: escolacivicomilitar.mec.gov.br/adesao)
A PRIORIDADE É ATENDER QUEM VIVE A SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. Não estamos falando de marketing, de festejos, de solenidades ou de homenagens (ou promessas) vazias. Estamos falando do futuro dos nossos filhos. De apoiar quem necessita, de trazer a melhora, senão a igualdade de condições para concorrer ao mercado de trabalho no futuro.
Escola Cívico Militar não significa somente “hastear a bandeira em posição de respeito”. Significa uma parceria entre os professores civis e os militares, cada um ofertando o seu melhor, para que nossos estudantes posso desfrutar o que há de melhor da escola e do ambiente de ensino. Queremos que nossos filhos se tornem cidadãos. Bons cidadãos. Tenham acesso ao conhecimento, disciplina, informação, que possam compreender melhor o Brasil e o Mundo.
Queremos que nossos jovens que estão em locais com dificuldades (lembrem-se do primeiro critério) possam ter as mesmas condições de aprender quando comparados a cidadãos mais afortunados. Isso se chama igualdade de condições e está na nossa Constituição.
Mais que hastear a bandeira em posição de respeito, queremos jovens que cada vez mais compreendam e sintam o que é cidadania, com acesso ao ensino de qualidade, com possibilidade de melhor ingressar no mercado de trabalho futuramente. Enfim, cidadãos na acepção da palavra. Nesse momento compreenderão perfeitamente o significado do pavilhão nacional, o que representa e porque o respeitamos.