Tão grave quanto fazer algo errado, é impedir que tal ocorra.
Impedir o erro, fingir que nada ocorre, calar-se.
Já disse um grande brasileiro, Chico Xavier, que “a omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira”. Serve como uma luva para políticos.
Como é que processos contra políticos corruptos, cujo dinheiro desviado encheu bolsos de pessoas sem qualquer caráter e sem o mínimo de preocupação se o mesmo faltará por quem clama por um leito hospitalar (por sinal, sequer passa isso na cabeça de corruptos e de quem a eles se aliam), prescrevem na Suprema Corte? Como tantas decisões lá são tomadas, exigindo-se prazos de dias para respostas, mas eles demoram anos para que um única ação, das várias que estão na conta de Senadores, como a do “réulator” da CPI da Vergonha (não vou falar circense por respeito aos artistas de circo) ainda não possuem resposta? É um incentivo para que outros busquem o mesmo caminho. Caminho do mal, da vergonha, do mau-caratismo. Incentivo aos fracos de caráter.
Omissão, covardia e, por vezes, a mentira, anda juntas.
Ser omisso prejudica aos bons, causa revolta aos justos, aos que trabalham. Celebra-se, assim, aos fracos (em todos aspectos).
Graças à omissão, incentiva-se outras condutas. Há conseqüências. A omissão é cômoda (para alguns). E quando muitos dão esse péssimo exemplo, outros começam a achar “normal”, que “é assim mesmo”. Inércia! Tirar conclusões sem ter nada de robusto. Convicções que atrapalham, baseadas únicas e exclusivamente na inércia. Da auto-preservação. Da omissão.
Quando se considera “normal” (e não é) a cultura da omissão, acaba-se portanto gerando outras condutas.
Se a mais forte de todas as retóricas é o exemplo, então a omissão, a auto preservação inibem aqueles que procuram tomar uma postura contundente para o bem.
Vi, durante a minha jornada como policial, alguns (poucos, graças a Deus), profissionais mais preocupados com a própria carreira e bem-estar do que fazer aquilo que realmente se espera. O que se espera de um policial? Simples: pergunte a uma criança de 5 anos e ela responderá de forma direta.
Como alguns (poucos) não se expõe a riscos, com o passar do tempo, há como conseqüência a criação de convicções baseadas única e exclusivamente no que se pensa “detrás de uma mesa”, de um local seguro, de onde o único risco é ser cobrado (e depois repassar a outros a cobrança) por algo que não entende, nunca fez, não tem interesse ou capacidade. Como disse, graças a Deus foram poucos exemplos. Dignos somente de uma coisa: do desprezo e, principalmente, por eternizarem-se como pessoas e ações a jamais serem seguidas. Que jamais ajudaram. Somente atrapalharam quem trabalha e se expõe.
Um exemplo da área de segurança? Um até recente.
É de conhecimento de todos que havia uma equipe especializada na prisão de homicidas de policiais, o Departamento PM Vítima. Percorria todo o Estado de São Paulo, trabalhando conjuntamente com a Polícia Civil, investigando e prendendo assassinos. Assassinos que não somente ceifaram a vida de policiais, mas que também, pela aptidão à violência, com incômoda freqüência violavam a segurança dos cidadãos. O que foi feito para “apoiar” esses policiais? Nada. Pelo contrário.
Por detrás de mesas, da segurança dos gabinetes, da convicção de quem “nunca o fez”, tem sido feito tudo para que esses policiais não tenham qualquer apoio, que não saiam para as ruas, que não possam dar respostas para as vítimas. Assassinos continuam nas ruas. Nem o Departamento existe mais como tal. Foi subordinado ao chefe das equipes disciplinares. Qual a conseqüência deste ato? Quantos assassinos deixam de ser presos? Famílias sem resposta? Talvez quem teve a “iniciativa” de atrapalhar o que funciona, não se preocupa com isso. Mas … EU me preocupo. E não vou me omitir. Nem nisso e nem em outros fatos que detecto. Em qualquer área. Qualquer uma que seja. É o que esperam as pessoas que votaram em mim (ou as que não, o que de fato, não muda nada, pois trabalharei do mesmo jeito para elas). Pessoas que confiaram, a minha pessoa, que atitudes fossem tomadas.
Se com o governador de São Paulo, o Estado mais rico do país, já ingressei com denúncias na justiça, faço (e vou continuar a fazer) fiscalizações e as exponho para conhecimento (do Ministério Público e da população), com certeza não tenho problema nenhum em continuar a tomar as providências que julgo necessárias. Omissão não é e nunca foi opção para mim.
Nas ruas de São Paulo, trabalhando no policiamento de área, de ROTA, ROCAM e BAEP, entre outros locais, aprendi a NÃO ser omisso.
Aprendi a perceber imediatamente o quanto era necessário dar uma resposta rápida, tomando uma POSTURA. Nunca fugi de ocorrência (menos ainda, quando necessário, de entrar em combate, defendendo a sociedade e vidas inocentes), nunca deixei de me manifestar quando não concordava, menos ainda se era a respeito de algo que considerava errado ou injusto.
A Polícia e, principalmente, meus irmãos de farda me ensinaram a jamais ser omisso. Tive bons exemplos e pauto-me neles. E não será agora, onde “estou” deputado, que irei mudar. Posso errar? Sim. Posso ser falho e ter que refletir sobre algo ou evoluir? Sim, como todo ser humano. Mas nunca terei meu nome lembrado pela omissão. É a maior desonra que teria. Não é a herança que desejo deixar aos meus.
Não se omita. Não é algo apreciável.
Nunca deixe de tomar uma atitude. Jamais volte colocar em cargos públicos os corruptos, os ineptos, OS OMISSOS. Faça sua parte.
Bom dia ,boa tarde Seja tudo ,essas lindas palavras Suas ,Major Mecca um Elogios nossos seres humanos nessa terra Deus A deixou Ele nunca cobrou nada ,muitas vezes ser humano muito ingrato ,com ouro e prata dessa Terra ,temos cuidarmos nossa Alma logo mais Ordem nosso Coronel ,Deus e Jesus Cristo Nosso Tenente ,vira buscar os seus Escolhidos ,tudo isso vivemos e vemos errado ,será julgados pode crer nessas minhas ,Simples palavras com grande Eficaz .
Bom dia ,boa tarde Seja tudo ,essas lindas palavras Suas ,Major Mecca um Elogios nossos seres humanos nessa terra Deus A deixou Ele nunca cobrou nada ,muitas vezes ser humano muito ingrato ,com ouro e prata dessa Terra ,temos cuidarmos nossa Alma logo mais Ordem nosso Coronel ,Deus e Jesus Cristo Nosso Tenente ,vira buscar os seus Escolhidos ,tudo isso vivemos e vemos errado ,será julgados pode crer nessas minhas ,Simples palavras com grande Eficaz .