Suicídios de policiais em NY e SP: qual a diferença?
Na última sexta-feira (14), um policial do NYPD (Departamento de Polícia de Nona York) se suicidou perto de seu posto de trabalho. É o terceiro caso em apenas dez dias. Neste ano, foram quatro ocorrências ao todo, número correspondente ao total do ano passado.
De imediato, o Comissário de Polícia James O’Neill afirmou em rede social: “Não podemos permitir que isso continue. Policiais passam o tempo todo ajudando os outros, mas, antes de ajudar as pessoas a quem servimos, devemos ajudar a nós mesmos.”
Bem, hoje (16) tivemos em São Paulo o quarto suicídio confirmado de policiais militares em apenas duas semanas (fora uma tentativa). Em maio, foram dois suicídios e uma tentativa.
Qual a diferença entre a cidade de Nova York e o estado de SP?
Vejamos…
Os nova-iorquinos se preocupam com seus agentes da lei; os paulistas…
Os jornais americanos estampam a notícia em destaque; os jornais brasileiros estão mais preocupados com a letalidade policial.
O chefe de polícia nova-iorquino assume o problema e concita os pares a discutirem a questão da saúde mental. Aqui, escondemos as estatísticas por medo de admitirmos uma fragilidade.
O prefeito de Nova York se posiciona publicamente. Aqui, o governador silencia sobre o assunto, mas escorraça policiais ao vivo em suas redes sociais.
Mas a maior diferença observada nos dois cenários talvez seja mesmo o valor dado à vida de um policial. Aquele que salva tantas vidas, muitas vezes, precisa ser salvo, e nem sempre o é. Para os nova-iorquinos (e americanos em geral), isso importa; para os paulistas (e brasileiros em geral), bem…
Diante do silêncio gritante de nossas autoridades policiais e governamentais, resta-me perguntar aos homens e mulheres de boa vontade deste estado: vamos fazer algo ou simplesmente assistir a esse trágico fenômeno, em silêncio, em absoluta letargia?
Boa noite, acredito que precisa ser mais intensa e levada muito a sério o estado emocional de cada um deles e muito apoio religioso com uma massa mais intensa de capelania e psicologia….E buscar urgente a recuperação da saúde mental de cada um deles.Agora eu pergunto antigamente a policia era despreparada para os conflitos e hoje oque esta acontecendo estão preparados mas estão morrendo!?
Boa noite, Paulo.
Esse assunto é muito complexo. Dia 19 de agosto, faremos um simpósio sobre suicídios na PM, na ALESP. Convido-o, se puder, a participar.
Deus no comando.
Abraço!
Boa tarde Major
O Sr não sabe a alegria que tenho quando vejo alguém como o sr se preocupar com nossos militares ,e realmente o Senhor é muito sábio em dizer que o nosso GOVERNO tem vergonha das nossas fraquezas,esquecendo que somos HUMANOS.
Outra coisa quanto ao colega dizer que nossa POLICIA “era despreparada” discordo pois lutamos com as ARMAS que temos e coloquemos na consciência quais eram essas armas?
Qual é o apoio dado a esses HOMENS E MULHERES.
Fico aqui pensando e saindo um pouco do assunto,NÓS CRIAMOS A IDEIA QUE DEVEMOS DAR ACESSO AOS CRIMINOSOS NAS FILAS DE HOSPITAL,POSTOS DE SAÚDE ETC,PQ TEMEMOS QUE ALGUÉM OS RESGATE( mesmo sabendo que também é pra segurança de quem ali se encontra).,MAS ESSE MESMO TRATAMENTO NÃO É DADO AOS MILITARES QUANDO BUSCAM ATENDIMENTO NAS SUAS FOLGAS, deveriamos ter esse mesmo cuidado.Então Major parabéns por esse cuidado,por essa atenção porque é gratificante pra nós sabermos que não estamos totalmente orfãos.
Sou sua fã admiradora declarada,e conte comigo .
Grato Dep Major MECCA, sua coragem e objetividade no trato dessas Questões impactantes e degradantes da Segurança Pública de São Paulo, cada vez mais desconsiderada pelo governador dória, um fraco e covarde exibicionista, conforme palavras do Senador MAJ OLÍMPIO.
Parabéns aos parlamentares que não são traidores da nossa gente.
Fraternos abraços.
??????
Muito grato, meu irmão!
Estamos juntos.
Abraço!
Esse artigo esta muuuuuito top, muito obrigada pela
informação, inclusive voltarei ao site para mais informações
como está. 🙂
FINALMENTE REVELARAM GENTE 🙂
MÉTODO 100% NATURAL PARA ELIMINAR A GORDURA
LOCALIZADA E PERDER PESO ATÉ 10KG EM APENAS 19
DIAS. Veja Sobre